segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

O Tux Paint e as suas utilizações

O Tux Paint é um programa relativamente parecido ao famoso Paint, pois começa com um fundo branco podendo este ser pintado ao nosso gosto. Em alternativa ao fundo branco, podemos também utilizar uma imagem real e transformá-la em algo que seja fruto da nossa imaginação. Este contém algumas ferramentas ao nosso dispor, tais como desenhar, pintar, escrever e carimbar. No fim, podemos guardar os nossos trabalhos e até fazer uma apresentação de diapositivos. 

Após a exploração do programa Tux Paint, foi-nos possível observar que este tem um vasto número de ferramentas que podemos utilizar no âmbito educativo de forma vantajosa. Como exemplo disso, temos uma variedade de ferramentas que podem auxiliar em diversas atividades nas várias áreas da educação, como é o caso da ferramenta relacionada com as formas, que pode ser utilizada no âmbito da Matemática para trabalhar os polígonos. O facto de se poder guardar os desenhos criados e, posteriormente, fazer uma apresentação de diapositivos, permite também explorar de forma mais complexa as potencialidades deste programa.

No entanto, este programa também apresenta algumas desvantagens que conseguimos destacar após a sua utilização. Por exemplo, na ferramenta ‘’Formas’’, apercebemo-nos de que apenas é possível desenhar formas de polígonos regulares, ou seja, nesse sentido torna-se um pouco limitado. Também a disposição com que aparecem as ferramentas a utilizar, que se encontram em forma de coluna em ambos os lados do ecrã, pode causar alguma confusão pois é algo excessivo, no nosso ponto de vista. 

No âmbito educativo, pode utilizar-se o Tux Paint para a realização de várias atividades, como é o caso da criação de histórias para a área da Língua Portuguesa, a exploração da arte para a área das Expressões Plásticas ou, como anteriormente mencionado, explorar as formas matemáticas. 

Concluindo, podemos então assumir que esta é uma ferramenta que surgiu como uma mais valia para o trabalho com as crianças, podendo explorar os vários conteúdos disciplinares e, sendo por isso, de fácil adaptação para os vários ciclos de ensino.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Reflexão Individual - Inês Mendes