Jogos de Adivinhas
com Tulli e os Amigos
Público-alvo: Crianças em idade pré-escolar (até três anos de idade mais especificamente)
Horário: 17h30-18h, duração de trinta minutos
Periodicidade: Todos os dias da semana
Atividades para trabalhar a Língua Portuguesa
Toda a emissão permite, de alguma
forma trabalhar a Língua Portuguesa uma vez que consiste em adivinhas e provoca
o desenvolvimento da linguagem por parte das crianças. As várias falas que a
interlocutora apresenta permitem também à criança compreender quando se trata
de uma questão, de uma afirmação ou de uma conversa pois o diálogo é simples e
direto. O facto desta emissão televisiva ser extremamente interativa também
ajuda à comunicação oral das crianças, acabando com a timidez e com a
insegurança no ato da fala.
1ª atividade: Utilizando como base a emissão “Jogos de Adivinhas com
Tulli e os Amigos”, imitar os sons das palavras que vão surgindo (vertente
fonológica). Para isto, é importante que, e após a visualização do programa
televisivo, a/o educadora/o repita as palavras para que estas se tornem
percetíveis para as crianças.
Esta atividade permite explorar a
Comunicação Linguística, que surge nas OCEPE, pois e segundo as mesmas “Quando as crianças apresentam algum domínio
dos aspetos associados à comunicação, vão também, paralelamente, começando a
desenvolver uma outra vertente, relacionada com a tomada de consciência dos
seus aspetos formais (consciência linguística)”.
2ª atividade: Tendo por base o episódio “Tulli descobre um boneco de
neve” e, tendo em conta a época em que nos encontramos (Natal/Inverno),
identificar as personagens que aparecem no mesmo bem como as suas
caraterísticas. Por exemplo, no caso do Tulli, o que tem o Tulli? Olhos, Nariz,
Boca, etc … E o Boneco de Neve? Olhos, Chapéu, Nariz, etc.
Uma
vez que a educadora pode criar um diálogo com as crianças através de um
episódio, pressupõe-se que este pode ser variado contendo questões, afirmações,
negações, entre outras formas linguísticas. Assim, e de acordo com as OCEPE “permitirá, por exemplo, que as crianças vão
utilizando adequadamente frases simples de diversas formas (afirmativa e
negativa) e tipos (interrogativa, exclamativa, etc.)…”.
Assim esta atividade permite
explorar a comunicação oral através do diálogo diário entre educador-criança.
Sem comentários:
Enviar um comentário