terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Ensinar com a tv


Jogos de Adivinhas com Tulli e os Amigos



Tulli é um curioso caracol que se envolve num jogo de adivinhas no qual os mais pequenos são encorajados a participar. Faz parte da programação diária da Baby Tv, sendo este último é um canal de televisão exclusivo para crianças de até três anos de idade.

Tipo de emissão: Infantil
Público-alvo: Crianças em idade pré-escolar (até três anos de idade mais especificamente)
Horário: 17h30-18h, duração de trinta minutos
Periodicidade: Todos os dias da semana

Atividades para trabalhar a Língua Portuguesa

Toda a emissão permite, de alguma forma trabalhar a Língua Portuguesa uma vez que consiste em adivinhas e provoca o desenvolvimento da linguagem por parte das crianças. As várias falas que a interlocutora apresenta permitem também à criança compreender quando se trata de uma questão, de uma afirmação ou de uma conversa pois o diálogo é simples e direto. O facto desta emissão televisiva ser extremamente interativa também ajuda à comunicação oral das crianças, acabando com a timidez e com a insegurança no ato da fala. 

1ª atividade: Utilizando como base a emissão “Jogos de Adivinhas com Tulli e os Amigos”, imitar os sons das palavras que vão surgindo (vertente fonológica). Para isto, é importante que, e após a visualização do programa televisivo, a/o educadora/o repita as palavras para que estas se tornem percetíveis para as crianças.  
Esta atividade permite explorar a Comunicação Linguística, que surge nas OCEPE, pois e segundo as mesmas “Quando as crianças apresentam algum domínio dos aspetos associados à comunicação, vão também, paralelamente, começando a desenvolver uma outra vertente, relacionada com a tomada de consciência dos seus aspetos formais (consciência linguística)”.
2ª atividade: Tendo por base o episódio “Tulli descobre um boneco de neve” e, tendo em conta a época em que nos encontramos (Natal/Inverno), identificar as personagens que aparecem no mesmo bem como as suas caraterísticas. Por exemplo, no caso do Tulli, o que tem o Tulli? Olhos, Nariz, Boca, etc … E o Boneco de Neve? Olhos, Chapéu, Nariz, etc.
Uma vez que a educadora pode criar um diálogo com as crianças através de um episódio, pressupõe-se que este pode ser variado contendo questões, afirmações, negações, entre outras formas linguísticas. Assim, e de acordo com as OCEPE “permitirá, por exemplo, que as crianças vão utilizando adequadamente frases simples de diversas formas (afirmativa e negativa) e tipos (interrogativa, exclamativa, etc.)…”. 
Assim esta atividade permite explorar a comunicação oral através do diálogo diário entre educador-criança.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Reflexão Individual - Inês Mendes