quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Blogue e as suas utilizações

   Um blogue surge a partir de uma página da Internet com o objetivo de ser atualizada frequentemente e por ordem cronológica, através de mensagens organizadas que podem conter imagens e/ou texto. No fundo, um blogue concilia a comunicação e a escrita facilitando a criação e a manutenção de uma página na web de forma criativa e original. (GOMES, Maria João, 2005); (COUTINHO, Clara Pereira, 2006)
    O blogue contém variadas utilizações educativas tais como facilitar a interação entre alunos e professores pelo que torna melhor a comunicação entre os mesmos. A partilha dos textos que surge pela criação do blogue torna-se um espaço aberto para a troca de experiências entre escolas beneficiando também a interação aluno-aluno. (CARVALHO, Ana Amélia A.; MOURA, Adelina; PEREIRA, Luís; CRUZ, Sónia; 2006). 
 

Referências: 

Gomes, M. J. (2005). Blogs :um recurso e uma estratégia pedagógica. Em A. Mendes, I. Pereira, & R. Costa, SIIE05 : actas do Simpósio Internacional de Informática Educativa (pp. 311-315). Leiria.


Coutinho, C. P. (2006). Utilização de blogues na formação inicial de professores : um estudo exploratório. Em L. [. PANIZO, Proceedings of the International Symposium on Computers in Education (Vol. Vol. 2). Espanha, Leon.

Ana Amélia A. Carvalho, A. M. (2006). BLOGUE: UMA FERRAMENTA COM POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS. Em Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro) (pp. 635-632).

2 comentários:

  1. Ao analisarmos o texto do blogue " À conversa com as Inêses" podemos concordar quando estas referem que, os blogues servem para, de uma forma organizada, partilhar diversos tipos de informação quer seja em forma de texto e/ou imagens.
    No entanto, quando se referem ao facto de facilitar o contacto entre professores e alunos discordamos, não totalmente, mas de certa parte uma vez que, conseguimos partilhar informação considerada relevante com os docentes e outro meio que o queira visualizar, neste caso em modo educativo, mas não serve como um meio de comunicação rápido.

    ResponderEliminar
  2. Olá Patrícia. Devo confessar que não percebo o vosso segundo parágrafo.
    Quanto à mensagem publicada pelas autoras do blogue, parece-me que está de boa qualidade mas noto algumas falhas nas referências bibliográficas intertextuais. Assim, (GOMES, Maria João, 2005); (COUTINHO, Clara Pereira, 2006) devia escrever-se (Gomes, 2005; Coutinho, 2006) e o ponto final deve ficar depois do autor.

    ResponderEliminar

Reflexão Individual - Inês Mendes